Processo Seletivo 2024


Postado em 19/02/2024


Bem-Vindos ao site da Thunder!! É com muita alegria que anunciamos o início das inscrições do Processo Seletivo 2024!! Vamos explicar um pouco sobre o PS e a equipe ao longo desta página, então atente-se aos tópicos, datas e ao formulário de inscrição.

 

Sobre a equipe

Fundada em 2001 sob o título de Los Cuervos, foi reformulada em 2005, dando origem à atual Equipe ThundeRatz de Robótica. Orientada pelo Prof. Dr. Rafael Traldi Moura, a equipe é formada por alunos de dentro e fora da USP e desenvolve projetos de robôs rádio controlados e autônomos, com foco na participação de competições nacionais e internacionais. 

A missão da equipe é: “Adquirir, aplicar, inspirar e compartilhar conhecimentos que conversem com a robótica, tendo como finalidade tanto o aprendizado e evolução dos membros e da própria equipe quanto a divulgação científica.”

Ela se divide em 5 áreas: mecânica, elétrica, computação, design & marketing e administrativo, e possui mais de 20 projetos. A equipe tem uma ampla diversidade de robôs distribuídos nas categorias de combate, sumôs, hockeys, seguidores de linha, autônomos off-road e futebol de robôs autônomos. 

Na equipe, os membros têm a oportunidade de ter um contato mais próximo com a engenharia, que engloba o conhecimento técnico através da manipulação de alta tecnologia, e também a gestão de membros e planejamento estratégico, desenvolvendo o espírito de equipe, o conceito de liderança e possuindo uma continuidade de aprimoramento e superação.

No Brasil, os maiores eventos dos quais participa são o Robocore Exper ience e a IRONCup, competições que impactam centenas de pessoas ao redor da América Latina. Em âmbito internacional, a equipe  participa de competições desde 2014, atingindo conquistas importantes, das quais pode-se citar: 3 ouros na FMB (China), 2 ouros na Robogames (EUA), 3º Lugar no TIRSA (Argentina) e 4º lugar na International Robot-Sumo Tournament (Japão).

A Equipe ThundeRatz acredita que pode contribuir significativamente com o cenário e imagem da robótica e da engenharia brasileira. Com valores que visam um trabalho colaborativo e de excelência, almeja servir de exemplo e trazer inspiração para equipes de robótica e extensão universitária.

Sobre o PS

Para introduzir, vamos falar um pouco da nossa filosofia quanto ao Processo Seletivo. Na Thunder selecionamos os novos membros de acordo com os ideais da equipe. Por esse motivo, preparamos um PS que busca incentivar o aprendizado ativo de engenharia na prática, um bom relacionamento interpessoal e promover uma boa experiência para o candidato. Dessa forma, independentemente de sua aprovação final, esperamos que se divirta e aproveite o caminho! 

O PS é organizado em duas fases e uma entrevista. Primeiramente, realizamos entrevistas iniciais para conhecer melhor os candidatos. Logo depois, inicia-se a primeira fase, que consiste em uma ou mais tarefas individuais. Após uma seleção preliminar dos candidatos, prossegue-se à segunda fase, na qual será desenvolvido a integração na equipe. Por fim, será agendada uma última entrevista com os feedbacks do PS.

É importante ressaltar que em todas as etapas haverá o acompanhamento e ajuda de veteranos em todo o processo, bastando ao candidato entrar em contato quando houver dúvidas. No primeiro processo seletivo desse ano, estarão abertas somente vagas para a área da mecânica e do Design. Pretendemos realizar um próximo processo seletivo, ainda esse ano, no qual serão abertas vagas para, também, as demais áreas da equipe.

 

Sobre o Design e Marketing 

O Design e Marketing desempenha um papel fundamental, são os responsáveis por moldar a identidade visual da equipe, criando logos e designs que representam a Thunder de forma marcante. Além disso, administram as nossas redes sociais, garantindo que nossa mensagem seja transmitida de forma eficaz.

Tem um papel crucial durante as competições. Documentam cada passo, tirando fotos incríveis e produzindo vídeos que destacam o trabalho da equipe e nossos feitos. Se você quer desenvolver e botar em prática suas habilidades criativas e comunicativas e quer ser parte de uma equipe que une design, marketing e robótica para criar algo incrível, venha fazer parte da ThundeRatz!

 

Sobre a Mecânica

Na área da Mecânica, nossos membros desempenham um papel crucial na projeção, construção e manutenção de nossos robôs. Utilizamos os princípios da engenharia para criar estruturas aptas a suportarem as diferentes demandas de cada modalidade, como hockeys, sumôs e combates. Na mecânica, aprendemos sobre: como projetar em CAD (Computer Aided Design) e até mesmo simular por FEA (Finite Element Analysis) peças de nossa própria autoria; quais materiais devemos usar em diferentes partes dos robôs; e a consequente usinagem e fabricação de peças para a montagem final de nossos projetos. Nos empenhamos em aprender e pesquisar continuamente novas formas e estratégias para que nossos robôs continuem competitivos, sempre documentando e compartilhando o conhecimento em nosso fórum. 

Para participar, basta possuir interesse e entusiasmo, uma vez que não é necessário conhecimento prévio! Estamos dispostos a ensinar os novos membros de forma que possam contribuir para o crescimento da equipe. Portanto, se tiver interesse na parte mais prática da robótica, se inscreva em nosso PS da mecânica e venha fazer parte do futuro da equipe na mais nova geração de membros ThundeRatz!!

 

Cronograma

cronograma

cronograma

Para entrar em contato com a gente ou tirar alguma dúvida, mande uma mensagem em nosso Instagram, Facebook ou envie um e-mail para: [email protected]. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição. Desejamos a todos os interessados um ótimo PS!


Publicado por Pedro