Categoria
Middleweight
Estreia
2015
Eletrônica
  1   1   1

Apolkalipse


Apolkalipse é um robô de combate da categoria Middleweight (54,4kg). Ele possui como arma um disco de impacto horizontal de 10kg, girando a 2500 rpm bem próximo ao chão, sendo chamado então de um robô do tipo undercutter.

O tipo de arma juntamente com o fato de possuir um sistema de locomoção com rodas expostas fez com que o projeto tivesse de possuir estrutura e sistemas muito resistentes para tolerar fortes impactos externos e da própria batida do robô. Para tal, optou-se por uma estrutura inteiramente feita de alumínio aeronáutico 7075-T6 de alta resistência, além de rodas expostas de material polimérico, projetadas para suportar extremos esforços sem comprometer a boa mobilidade do robô durante o combate.

O projeto utiliza, em sua locomoção, motores DC escovados de alto desempenho da AmpFlow, modelo A28-150, e, no sistema da arma, um motor brushless DC da Scorpion Power System, modelo HK-7050-340KV, com uma potência contínua de impressionantes 10kW. A controladora dos motores da locomoção é a placa TPM4, projeto consolidado e feito inteiramente pela ThundeRatz, e sua controladora do motor da arma é uma BESC da MGM-Compro, modelo TMM 25063-3 X2 Series.

O robô teve sua estreia em 2015 e desde lá sofreu diversas mudanças a fim de aumentar a confiabilidade de seus sistemas. Para a Robogames 2016, o projeto passou por melhorias nos seus elementos de transmissão; novas rodas vulcanizadas, superiores a modelos comerciais; protetores para o sistema de transmissão e um novo modelo de arma muito mais resistente que o anterior.

As mudanças surtiram efeito e o Apolkalipse foi campeão invicto da RoboGames 2016!